Translate

segunda-feira, 26 de março de 2012

Prefeitura e Centrinho/USP promovem curso de Libras para funcionários da Secretaria Municipal da Saúde | Jornal Correio do Brasil

Prefeitura e Centrinho/USP promovem curso de Libras para funcionários da Secretaria Municipal da Saúde | Jornal Correio do Brasil
 
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde – DGTES, em parceria com o Núcleo Integrado de Reabilitação e Habilitação – NIRH (programa voltado ao atendimento da pessoa com surdez, na abordagem bilíngüe) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP, neste mês de março, deu início ao Curso Introdutório de Línguas Brasileiras de Sinais – LIBRAS para funcionários da Secretaria.
O curso tem como objetivo habilitar profissionais das diferentes áreas da saúde para a comunicação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), visando proporcionar a interação surdo/ouvinte, a fim de favorecer a inclusão social da pessoa com surdez, e também no efetivo acolhimento dessa parcela da população pelos profissionais do serviço público de saúde. Segundo estimativa da OMS, no Brasil, cerca de 10% da população tem algum tipo de deficiência, sendo que 3% deste total são de deficientes auditivos.
O curso está sendo ministrado na sede do NIRH, que fica na Rua Capitão Gomes Duarte 23-60, toda quarta-feira, das 8h às 11h, e envolve a participação de mais de 70 servidores de diversos cargos da área da saúde divididos em 03 grupos de 25 profissionais. E cada turma participará de 10 encontros num total de 30 horas cada turma.
O curso de libras vem atender a demanda do atendimento ao usuário surdo, conforme sugestão do servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Paulo Gabriel Matheus Guerreiro, que a partir da necessidade de sua capacitação na área efetuou uma proposta junto à DGTES, que agora se concretiza, esclareceu Beatriz Rabello Gobbo, Diretora da Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.
O projeto também vem ao encontro da Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, a qual determina em seu Art. 3º que: “As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor”.
A Secretaria Municipal de Saúde está sendo pioneira no atendimento da lei, habilitando profissionais de áreas diversas, ao atendimento do público surdo. “Acreditamos que está sendo um grande passo na qualificação e humanização do atendimento à população, com a abertura de mais um canal de comunicação”, frisa Beatriz Gobbo.
Marcela da Silva Santos, Chefe da Seção de Orientação e Educação na Saúde, acrescenta que a iniciativa é uma possibilidade de manter um canal de comunicação entre a saúde e os usuários com problemas de audição surdos e espera que a Língua de Sinais possa mudar paradigmas ao ofertar a essa população um atendimento de qualidade.
No mundo existem diferentes línguas de sinais e a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua de sinais usada pelas comunidades surdas do Brasil. As línguas de sinais são línguas espaço-visuais, ou seja, não são estabelecidas por meio dos canais oral-auditivos; possuem sistemas lingüísticos próprios, independentes dos sistemas das línguas orais. Portanto, são aprendidas pelos ouvintes, assim como, uma língua estrangeira.
Por se tratar de um curso introdutório e de curta duração, a equipe do NIRH adaptou a apostila incluindo vocabulário e sinais específicos da área da saúde. Segundo afirma Maria José Buffa, coordenadora do curso, é muito importante que profissionais das diversas áreas tenham conhecimento desta língua para que a comunicação ocorra, favorecendo desta forma a inclusão social dos surdos.  « 

Matérias Relacionadas:
  1. Secretaria da Saúde sedia curso de Planejamento e Financiamento para colegiado do Aqüífero Guarani
  2. Secretaria da Saúde sedia curso de Educação em Saúde: Artrite Reumatóide
  3. Secretaria de Saúde capacita profissionais das Uaps para atendimento a usuários de drogas
  4. Treinamento nos EUA inspira curso para funcionários nos Centros de Trauma
 http://correiodobrasil.com.br/prefeitura-e-centrinhousp-promovem-curso-de-libras-para-funcionarios-da-secretaria-municipal-da-saude/412845/

Nenhum comentário:

Postar um comentário